sexta-feira, 20 de junho de 2008

Yoga: Uma Prática Antiga e Moderna

Há vestígios que demonstram a existência do Yoga na região do vale do Indo há mais de 5000 anos atrás. Contudo o Yoga, nesta altura, seria com certeza algo muito diferente do que hoje em dia é praticado. Como produto cultural que é, como todas as produções humanas, o Yoga não pode ficar imune à influência das sociedades em que é praticado.

Todos aqueles que se interessam por esta prática nos nossos dias se deparam com uma realidade: há tantas escolas e tipos diferentes de Yoga que, muitas vezes, quase nem parece que estamos perante uma mesma prática. O que as une é a origem comum da filosofia contida na sabedoria ancestral dos Vedas, as escrituras sagradas do Hinduísmo, onde se encontram as primeiras referências escritas ao Yoga.

Uma das características comuns a todos os tipos de Yoga é o encarar desta prática como uma forma de nos libertarmos da ignorância que nos impede de conhecer a nossa natureza mais profunda e verdadeira. As diferenças são criadas justamente pela forma como cada uma delas se propõe atingir esse conhecimento.

Assim podemos pensar que a diversidade de escolas que existe é uma consequência da própria diversidade humana. Visto que cada um de nós aprende de maneira diferente e necessita de aprender coisas diversas, então é natural que cada um de nós percorra um caminho específico, ainda que para chegar à mesma aprendizagem. Como tal, dizer que o método de determinada escola é o único verdadeiramente eficaz, seria negar a diversidade que é uma característica essencial dos seres humanos.

Algumas escolas hoje em dia defendem a ideia de que o Yoga original, aquele que teria sido ensinado há mais de 5000 anos atrás, é o único método válido e verdadeiro. Mas há duas coisas essenciais que nos que nos levam a questionar esta afirmação. Uma delas é o facto de nos ser impossível saber ao certo que tipo de Yoga se praticava há tanto tempo atrás, visto que os vestígios arqueológicos não o dizem e os textos dos Vedas sobre o Yoga transmitem-no de forma muito diferente da de hoje em dia. A outra é o facto desta afirmação ter em si contida a presunção que todo o conhecimento cultural, filosófico e científico que foi sendo adquirido com o passar dos milénios não tem qualquer valor.

Uma das noções que as escolas de Yoga partilham entre si é a de que este é um método de crescimento e evolução pessoal. Esta evolução da consciência que o Yoga facilita, para muitos dos Mestres de Yoga mais conhecidos, como Sri Aurobindo, não se passa apenas ao nível individual mas também no da espécie. Logo, é legítimo supôr que as sociedades dos nossos dias, sendo mais desenvolvidas que as de há 5000 anos atrás, nos darão acesso a um tipo de Yoga mais eficaz e completo do que aquele que existia nessa altura.

È um facto que alguns Mestres de Yoga mais recentes, que ainda hoje têm inúmeros seguidores e obras que continuam a ser permanentemente reeditadas foram influenciados pelos avanços nomeadamente da Medicina e da Psicologia. Swami Vivekananda, por exemplo, que alguns investigadores identificam como um marco nas origens do Yoga Moderno, era bastante amigo de um importante marco na Psicologia - William James- havendo indícios de que os dois se influenciaram mutuamente.

Parece que há uma tendência generalizada, não só no Yoga, mas em vários aspectos, para pensarmos que antigamente tudo era melhor. Existe, por vezes, um certo romantismo que nos leva a acreditar numa época longínqua em que tudo era perfeito, paradísiaco. Mas acontece que vamos tendo cada vez mais meios de conhecer o passado e eles dizem-nos que essa época dourada parece nunca ter existido. Talvez esse sonhar com um passado idílico faça parte do tipo de sociedade em que vivemos, ou da nossa cultura judaico-cristã, com as suas noções de paraíso perdido, mas talvez acreditar nas coisas boas da vida neste tempo e na construção de um futuro melhor nos tornasse pessoas mais optimistas e quem sabe até mais activas na construção desse mesmo futuro.


Laura Sanches
(Publicado na revista Psicologia Actual/ Fevereiro 2007)

1 comentário:

Anónimo disse...

Amiable post and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thanks you seeking your information.